O YouTube é, com certeza, uma das marcas mais beneficiadas com a popularização da internet. E uma grande vantagem é que ele consegue surfar na onda de novas tendências, raramente uma novidade é totalmente excludente para com o YouTube.
Não seria diferente com o podcast. Os “programas de rádio” da internet logo perceberam que para alcançar um público maior seria ir além das vozes gravadas. Com os vídeos cada vez mais em alta, consumidos freneticamente, os podcasts precisavam de uma alavancada para não caírem no esquecimento.
Bem, e se falando de vídeo, qual o primeiro nome vem à mente? E aí você se pergunta: o YouTube é o melhor lugar para publicar um podcast?
No texto a seguir, trarei alguns
dados do Brandcast 2022 e, ao final da leitura, acredito que você conseguirá responder.
Vamos lá? Boa leitura.
O Brandcast é um evento publicitário realizado pelo YouTube Brasil para o mercado de publicidade.
Durante o evento, a empresa apresenta seus
balanços dos anos anteriores, apresenta
novidades
para os anos seguintes e, claro, há
muita troca de ideias com criadores de conteúdos e empresas e profissionais de marketing e publicidade.
Neste ano de 2022, o YouTube apresentou o Brandcast com a temática “Histórias que fazem história”, que mostrou a transformação na maneira de consumir conteúdos e produtos, e o impacto no mercado.
“Consumir conteúdos”, essa é a premissa do nosso debate. Que os podcasts são tendências, ninguém duvida. Mas, ao que tudo indica, o
boom da podosfera não abalou o universo audiovisual, muito menos o YouTube.
Com todo sucesso alcançado no Brasil, é até de se espantar que o YouTube esteja apenas há 15 anos em nosso país. Pouca coisa? Não na era da internet, em 15 anos muita coisa muda e não é nem exagero dizer que tudo vira de ponta cabeça.
Mesmo com só 15 anos de Brasil (17 no geral), o YouTube atinge marcas impressionantes:
Essas marcas, por si só, já dão dimensão da inserção do YouTube na vida dos brasileiros. A esses dados, acrescente algumas informações:
Como podemos ver, é quase impossível o YouTube não ter um vídeo com temática ou formato que agrade à pessoa. Você encontra de tudo na plataforma.
E o melhor, o YouTube em si, é gratuito. E obviamente, como padrão mundial, pode ficar melhor se você quiser pagar por ele. Mas o que é de graça atende muito bem.
Bem, se você ainda não sabe a resposta para a pergunta principal deste artigo, vamos a outros números:
Esses dados mostram como a TV, agora, é “mais um dispositivo”. O que antes era unanimidade nas famílias, está perdendo espaço. Antes, bastava ligar a TV e assistir “o que tinha”. Hoje, a televisão reproduz o que o telespectador quer assistir, e ele busca o conteúdo onde?
Outro dado surpreendente, eu diria, é que as pessoas estão cada vez mais conectando o YouTube à TV. Durante o Brandcast, foi revelado que
os vídeos assistidos na TV registraram uma duração 140% maior
em comparação àqueles vistos por celular ou computador.
Agora, eu devolvo a pergunta para você. Será que vale a pena? Os dados estão aí, mas se você ainda não se convenceu, vamos com mais insights.
Publicar o seu podcast no YouTube é transformá-lo em um videocast. E você pode fazer isso de diversas maneiras, sem precisar alterar o formato do seu programa. É claro que, se planejado, o resultado é ainda melhor.
Os
videocasts cresceram 118% só nos últimos 2 anos e não faltam casos de sucessos, talvez o mais famoso seja o
Podpah. Claro que estamos falando de um programa já todo elaborado para o vídeo e, claro, para as plataformas de streaming de áudio.
É claro que há outras formas de se filmar um podcast, mesmo que seja um programa só com você. Com uma boa
edição, cortes, inserção de vinhetas e trilha, seu podcast está pronto para se tornar um videocast.
Não precisa ser muito elaborado, pode ser você e sua câmera. Lembre-se de que um bom conteúdo pode suprir quase tudo. Se você quer dicas para uma gravação de qualidade, não deixe de conferir outros
conteúdos no blog.
Você não precisa transformar o YouTube no seu principal canal, mas como forma de divulgar o seu podcast, com certeza, é ferramenta fundamental. Além de todo o sucesso dos podcasts e YouTube, um outro fenômeno oriundo da junção dos dois é o tanto de “canal de cortes” que surgiram.
O interessante é que nem sempre o canal de corte nasce do “canal original”, às vezes os próprios fãs criam os cortes e divulgam os momentos mais interessantes, divertidos ou polêmicos.
Para finalizar, se ainda não teve a sua resposta, saiba o que pensam os usuários do YouTube quando perguntados sobre o que pensam sobre a plataforma daqui a um ano:
E aí? O YouTube merece receber o seu podcast? Conte para a gente.
Enquanto você planeja publicar um podcast no YouTube, deixa eu só te lembrar que antes disso, você tem que estar fera na criação e produção. Não pode estar com dúvidas, para não ter erros.
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