Layout do blog

Youtube é o melhor lugar para publicar um podcast?

Juliano Loureiro • out. 22, 2022

Compartilhe este conteúdo nas suas redes:

O YouTube é, com certeza, uma das marcas mais beneficiadas com a popularização da internet. E uma grande vantagem é que ele consegue surfar na onda de novas tendências, raramente uma novidade é totalmente excludente para com o YouTube.


Não seria diferente com o podcast. Os “programas de rádio” da internet logo perceberam que para alcançar um público maior seria ir além das vozes gravadas. Com os vídeos cada vez mais em alta, consumidos freneticamente, os podcasts precisavam de uma alavancada para não caírem no esquecimento.


Bem, e se falando de vídeo, qual o primeiro nome vem à mente? E aí você se pergunta: o YouTube é o melhor lugar para publicar um podcast?


No texto a seguir, trarei alguns
dados do Brandcast 2022 e, ao final da leitura, acredito que você conseguirá responder.


Vamos lá? Boa leitura.

Antes de mais nada, o que é Brandcast?

O Brandcast é um evento publicitário realizado pelo YouTube Brasil para o mercado de publicidade. 


Durante o evento, a empresa apresenta seus
balanços dos anos anteriores, apresenta novidades para os anos seguintes e, claro, há muita troca de ideias com criadores de conteúdos e empresas e profissionais de marketing e publicidade.


Neste ano de 2022, o YouTube apresentou o Brandcast com a temática “Histórias que fazem história”, que mostrou a transformação na maneira de consumir conteúdos e produtos, e o impacto no mercado.


“Consumir conteúdos”, essa é a premissa do nosso debate. Que os podcasts são tendências, ninguém duvida. Mas, ao que tudo indica, o
boom da podosfera não abalou o universo audiovisual, muito menos o YouTube.

Os números do YouTube

Com todo sucesso alcançado no Brasil, é até de se espantar que o YouTube esteja apenas há 15 anos em nosso país. Pouca coisa? Não na era da internet, em 15 anos muita coisa muda e não é nem exagero dizer que tudo vira de ponta cabeça.


Mesmo com só 15 anos de Brasil (17 no geral), o YouTube atinge marcas impressionantes:


  • Entre pessoas de 18 a 54 anos, o alcance semanal do YouTube é maior que o das 5 principais TVs abertas;
  • Por mês, são mais de 120 milhões de brasileiros (a partir dos 18 anos) assistindo à plataforma;


Essas marcas, por si só, já dão dimensão da inserção do YouTube na vida dos brasileiros. A esses dados, acrescente algumas informações:


  • O YouTube é multi device. Isso significa que pode ser acessado em diversos dispositivos: celulares, tablets, televisão etc.
  • Os conteúdos não são padrões. Além de milhares de temáticas em um único site, você pode consumir vídeos em shorts (vídeos de até 30 segundos), mini clipes com alguns minutos, filmes completos e até as lives.


Como podemos ver, é quase impossível o YouTube não ter um vídeo com temática ou formato que agrade à pessoa. Você encontra de tudo na plataforma. 


E o melhor, o YouTube em si, é gratuito. E obviamente, como padrão mundial, pode ficar melhor se você quiser pagar por ele. Mas o que é de graça atende muito bem.


Bem, se você ainda não sabe a resposta para a pergunta principal deste artigo, vamos a outros números:


  • 75 milhões de brasileiros assistem o YouTube na televisão. Isso só no Brasil e com público de todas as idades;
  • 20 minutos é o tempo médio, por dia, que o brasileiro assiste o YouTube em uma TV.


Esses dados mostram como a TV, agora, é “mais um dispositivo”. O que antes era unanimidade nas famílias, está perdendo espaço. Antes, bastava ligar a TV e assistir “o que tinha”. Hoje, a televisão reproduz o que o telespectador quer assistir, e ele busca o conteúdo onde?


Outro dado surpreendente, eu diria, é que as pessoas estão cada vez mais conectando o YouTube à TV. Durante o Brandcast, foi revelado que
os vídeos assistidos na TV registraram uma duração 140% maior em comparação àqueles vistos por celular ou computador.

Vale a pena publicar um podcast no YouTube?

Agora, eu devolvo a pergunta para você. Será que vale a pena? Os dados estão aí, mas se você ainda não se convenceu, vamos com mais insights.


Publicar o seu podcast no YouTube é transformá-lo em um videocast. E você pode fazer isso de diversas maneiras, sem precisar alterar o formato do seu programa. É claro que, se planejado, o resultado é ainda melhor.


Os videocasts cresceram 118% só nos últimos 2 anos e não faltam casos de sucessos, talvez o mais famoso seja o Podpah. Claro que estamos falando de um programa já todo elaborado para o vídeo e, claro, para as plataformas de streaming de áudio.


É claro que há outras formas de se filmar um podcast, mesmo que seja um programa só com você. Com uma boa
edição, cortes, inserção de vinhetas e trilha, seu podcast está pronto para se tornar um videocast.


Não precisa ser muito elaborado, pode ser você e sua câmera. Lembre-se de que um bom conteúdo pode suprir quase tudo. Se você quer dicas para uma gravação de qualidade, não deixe de conferir outros
conteúdos no blog.


Você não precisa transformar o YouTube no seu principal canal, mas como forma de divulgar o seu podcast, com certeza, é ferramenta fundamental. Além de todo o sucesso dos podcasts e YouTube, um outro fenômeno oriundo da junção dos dois é o tanto de “canal de cortes” que surgiram.


O interessante é que nem sempre o canal de corte nasce do “canal original”, às vezes os próprios fãs criam os cortes e divulgam os momentos mais interessantes, divertidos ou polêmicos.


Para finalizar, se ainda não teve a sua resposta, saiba o que pensam os usuários do YouTube quando perguntados sobre o que pensam sobre a plataforma daqui a um ano:


  • 80% dizem que será O PRIMEIRO LUGAR onde buscarão o que assistir;
  • 85% dizem que o seu CONTEÚDO FAVORITO estará no YouTube;


E aí? O YouTube merece receber o seu podcast? Conte para a gente.

Dúvidas sobre criar um podcast? Baixe o e-book

Enquanto você planeja publicar um podcast no YouTube, deixa eu só te lembrar que antes disso, você tem que estar fera na criação e produção. Não pode estar com dúvidas, para não ter erros.


Baixe, agora, o e-book Como criar um podcast literário? e tenha um verdadeiro manual de boas práticas em mãos.

cta-ple-mobile
cta-ple-desktop

Outros conteúdos publicados

qual-o-impacto-cultural-dos-podcasts-literarios
Por Juliano Loureiro 18 abr., 2024
Nos últimos anos, os podcasts se tornaram uma forma de mídia cada vez mais popular, proporcionando entretenimento, educação e informação em formatos convenientes e acessíveis. Entre os diversos gêneros de podcasts que ganharam destaque, os podcasts literários se destacam como um meio influente de exploração e discussão de literatura.
superacao-e-resiliencia-diante-da-escoliose-com-julia-barroso
Por Juliano Loureiro 04 abr., 2024
O primeiro livro, “A Menina da Coluna Torta”, contava como foi viver com uma escoliose de 60° tendo que manter individualidade e autoestima, mesmo usando um colete ortopédico. A segunda obra traz um novo momento de vida, incluindo a fase pós-cirurgia: Julia fala sobre como é lidar com a escoliose já adulta, vivendo novas situações ao lado da família e de amigas sem deixar que a deformidade se torne uma barreira. A autora traz consigo a mensagem da conscientização: a escoliose é uma condição que não define quem a pessoa é.
Por Juliano Loureiro 27 mar., 2024
Desde discussões íntimas sobre os desafios da escrita até análises aprofundadas das mais recentes tendências literárias, os podcasts literários oferecem uma janela para as mentes dos mais renomados contadores de histórias de nossa época, proporcionando uma fonte inesgotável de inspiração.
reflexoes-sobre-a-vida-em-sociedade-com-gustavo-alkmim
Por Juliano Loureiro 22 mar., 2024
Este episódio do Pod Ler e Escrever mergulhou na estreia literária do autor Gustavo Alkmin. "O futuro te espera", uma coleção envolvente de 23 contos que exploram as complexidades das relações humanas e as diversas maneiras de existir no mundo moderno.
dicas-essenciais-para-voce-escrever-e-publicar-um-livro
Por Livro Bingo 14 mar., 2024
Este texto destina-se a ser um pequeno guia para aqueles que buscam não apenas começar, mas também completar sua viagem literária. Aqui estão três dicas essenciais para guiar você desde a concepção de seu livro até sua publicação, garantindo que sua voz seja ouvida em um mundo ávido por novas histórias e insights.
confederacao-dos-tamoios-e-ficcao-historica-com-viktor-waewell
Por Juliano Loureiro 07 mar., 2024
Este é apenas um pouco da experiência que o leitor tem ao apostar na leitura dessa incrível ficção histórica. Aprenda mais sobre o livro "Guerra dos Mil Povos”, a Confederação dos Tamoios e muito mais.
Mais Posts
Share by: