Layout do blog

Por onde começar um podcast?

Juliano Loureiro • ago. 13, 2022

Compartilhe este conteúdo nas suas redes:

Os podcasts vieram para ficar, não há dúvidas. Uma das formas de consumir conteúdos que mais cresceu nos últimos anos, principalmente ali no auge da pandemia do COVID, tem agradado todos os ouvintes, ou 99% deles, porque há assunto para todos os gostos.


E se engana quem pensa que eles estagnaram.
Sempre há uma novidade, um novo programa e, inclusive, feito até por quem nunca tinha gravado nada. E se esse é o seu caso e quer montar o seu programa de rádio na internet, este conteúdo é para você!


Como criar um podcast? Será que é difícil? É muito caro? É só para quem entende de produções? 


Vem comigo que vou falar agora sobre
os primeiros passos para começar o seu podcast. E fique de olho porque essa conversa não irá terminar somente com este texto.


Uma boa leitura!

Defina o seu tema: sobre o que falar

Vamos começar com a dica mais básica, mas que sem ela, a sua ideia não sai do papel, ou melhor, sem um tema não há nem como existir um podcast.


“Ah! Mas eu quero falar sobre um tanto de coisa!”
.


Mesmo esse tanto de coisa vai girar em torno de um eixo. E é importante ter isso bem claro, porque, às vezes, você quer falar várias coisas, sobre vários assuntos e não acaba aprofundando em nada, fica uma coisa extremamente superficial.


A dica caso queira abordar um tema amplo, por exemplo,
esportes, divida o tempo ou os programas para cada modalidade. No programa 1, você fala de futebol. No programa 2, vôlei.


Escolha um tema que você domine e, de preferência, ame de paixão mesmo! Evite criar um podcast com um tema que esteja em alta só para “entrar na onda”. Lembre-se que o podcast será um trabalho e nada pior que ficarmos trabalhando com aquilo que não gostamos ou dominamos.


Sem contar que
é muito mais legal ouvir um programa onde o apresentador domina realmente o assunto e passe um pouco da sua paixão em seu conteúdo. Pense que o seu podcast será sempre um canal de conversa entre você e seus ouvintes.


Agora, há outro viés, o de criar um podcast realmente para ser sua fonte de renda. E aí, é melhor realmente investir em conteúdos mais nichados e com grande possibilidade de audiência. Porém, lembre-se da possibilidade de uma forte concorrência.

Agora, chegou a vez do conteúdo e formato

Definido o tema, pensemos em como moldá-lo e transmiti-lo. Até porque você não vai simplesmente dar rec e começar a gravar sem um planejamento, não é mesmo?


Antes que você pergunte a diferença entre tema e conteúdo, no planejamento do seu podcast, eu já responderei que por
conteúdo eu me refiro a cada programa específico. 


E sim,
é importante que você tenha um mínimo de planejamento prévio até para que seu podcast tenha uma linha editorial mais organizada. Por exemplo: vamos supor que você criou um podcast sobre futebol e no episódio 1, você fala sobre a Copa de 90. Faz mais sentido, o episódio 2 ser sobre a Copa de 94 ou de 2014?


Essa visão de conteúdo também permite que você
crie expectativas no seu ouvinte “no próximo programa, abordarei a Copa que consagrou uma dupla de atacantes brasileira”


E é claro: é de suma importância que você
crie um roteiro para cada programa, para que você aborde os principais assuntos e não esqueça nada. Mesmo que você se garanta no freestyle (ou como diria o Faustão: quem sabe faz ao vivo), é importante ter ao menos elencado o que será abordado.


A gente pode, futuramente, conversar especificamente sobre como criar um roteiro, o que acha? Fica uma conversa para a próxima leitura.

Como apresentar esses conteúdos: quais os formatos de podcast?

Após tantas definições temáticas, conteúdos e roteiros, é preciso definir como o seu podcast será apresentado.


Hoje, o formato de entrevista é um dos formatos mais populares. A cada programa, o anfitrião - você, no caso -, recebe um convidado para debater determinado assunto.


Há também um formato com mais de um convidado, alguns chamam esse formato de mesa redonda, onde todos participantes opinam sobre a temática estabelecida para aquele episódio.


Mas há também o podcast individual, onde somente você participa. A vantagem desse formato é a facilidade para gravar, porém exige mais desenvoltura para que você, sozinho, consiga passar a mensagem.


E é claro que você pode mesclar os formatos. Caso opte pelo podcast individual, levar convidados esporadicamente é uma forma de enriquecer o seu programa e até mesmo de divulgação.

O momento da gravação

Chegou a hora que dá frio na barriga: gravar o programa. E não se preocupe se você é iniciante, porque até os mais experientes têm um pouco de apreensão, afinal, está na hora de colocar tudo que foi planejado em prática.


Para criar o seu podcast,
você não precisa investir muito, não se deixe levar pelo podcasts que estão em alta, lembre-se que todos tiveram um início e é possível começar bem sem gastar rios de dinheiro.


Hoje,
os smartphones conseguem gravar com boa qualidade e desempenho, usando o próprio gravador. Obviamente, não é a ferramenta mais adequada, mas funciona muito bem para você tirar sua ideia do papel e até mesmo servir como um teste para você.


Também é possível fazer um bom investimento em
microfones e por “um bom investimento” não estou dizendo que é preciso ser, necessariamente, o melhor microfone. Há inúmeras opções com um bom custo benefício para você dar o pontapé inicial.


Independentemente da escolha de qual material você irá usar para gravar, é fundamental que o som esteja audível, se possível sem nenhum ruído. Caso passe algo despercebido, na edição talvez possa ser corrigida.


Além da escolha do material, outro fator importantíssimo é o
local de gravação. Em caso de podcasts individuais, fica mais fácil arrumar um espaço exclusivo para você. 


Você pode fazer de casa mesmo, desde que o ambiente seja propício. Escolher a hora de gravação também ajuda muito.


Para podcasts em formato de entrevista, o ideal é um estúdio confortável, com toda estrutura para o programa. E por estúdio, você pode optar em montar o seu em casa ou alugar sempre que necessário. Neste último caso, você tem a vantagem de já encontrar um espaço dedicado às gravações.

cta-ebook-ple
cta-ebook-ple

Edição: o bicho de sete cabeças

Para quem é totalmente leigo, editar a gravação pode ser realmente a parte mais complicada. Porém, como bem sabemos, com o avanço das tecnologias, é possível encontrar programas de edição em formatos de aplicativos.


Como eu disse no tópico de gravação, é realmente fazer um podcast inteiro pelo próprio celular, obviamente tem suas limitações, mas também é incentivador, pois você nunca poderá dizer que não gravou porque não tinha equipamentos.


Mas de volta a edição, nesta etapa também entram as vinhetas de abertura e encerramento, trilhas sonoras, efeitos, tudo, claro, que faz sentido para o seu podcast. Há programas que vão, praticamente, na íntegra da gravação.


Uma dica importante é dar uma estudada nos programas e aplicativos de edição, antes de colocar a mão em uma gravação. O que não falta é vídeo ensinando o passo a passo. Com tempo, esse bicho de sete cabeças estará mansinho em suas mãos.


Vou deixar algumas dicas de programas e aplicativos para você já pesquisar e escolher o melhor:


  • Soundforge Pro (Windows e MacOS);
  • Apple GarageBand (iOS e MacOS);
  • Audacity (Windows, MacOS e Linux);
  • Adobe Audition

Finalmente, a publicação

Está na hora do seu filho nascer, após - não nove meses - tanto trabalho, é o momento de publicar o seu podcast.


Pode parecer simples, como algo do tipo “
é só subir no Spotify e Deezer”. Mas não é bem assim. Você, primeiramente, vai encontrar um site para hospedar o seu podcast, como, por exemplo, o Anchor ou o SoundCloud.


São esses sites que irão gerar o que chamamos de
feed RSS, algo como um link para ser distribuído para os players de podcast. O Anchor foi, recentemente, comprado pelo Spotify, então, automaticamente, a gravação hospedada já é entregue rapidamente à plataforma do Spotify, e nas outras com um pouco mais de lentidão.

Dicas importantes

Esse é todo o processo para criar um podcast, uma simples visão de toda a criação, aqui está o básico. Podemos entrar em detalhes de cada etapa, mas aí serão conversas com conteúdos exclusivos.


Mas, antes de encerrar, quero dar algumas dicas que independem de etapas sendo vistas como
boas práticas para que seu podcast tenha sucesso.

Saiba com quem você está conversando

É comum, ao planejar o seu podcast, que você tenha uma ideia de quem serão seus ouvintes. Mas com o passar do tempo, é importante que você saiba quem está consumindo o seu conteúdo.


Ao descobrir a sua audiência, fica muito mais fácil dialogar, criar conteúdos e até mesmo divulgar e atrair audiência. E por falar em divulgar, a próxima dica tem tudo a ver.

Use sabiamente as redes sociais

Há alguns anos, a gente sempre ouvia que quem quer aparecer tem que estar em todas as redes sociais. Mas será?


Não vale o esforço despender tanto trabalho para divulgar o seu podcast onde sua audiência não está. Temas com um viés cultural tem apelo para as redes onde estão os jovens ou onde as pessoas estão pelo puro entretenimento. 


Podcasts com temas mais “sérios” como política, economia são a cara de redes corporativas como, por exemplo, o LinkedIn ou como parte de projetos maiores, incluindo blogs e sites.


Saber onde está seu público, implica também em saber a linguagem das redes. Divulgar o seu podcast é muito mais que apenas compartilhar links, é saber quais materiais produzir para cada rede social, sejam textos, fotos e/ou vídeos.

Estabeleça uma frequência

Uma forma de garantir a sua audiência é manter a frequência do seu programa.


É importante encontrar um meio-termo para não saturar a audiência com muitos programas em poucos dias e nem cair no esquecimento com poucos conteúdos em muitos dias. 


Uma sugestão é tentar começar com, pelo menos, um episódio a cada quinze dias. É importante que seja um dia fixo, para que seu público saiba quando esperar um novo programa e possa te acompanhar.

Separe um tempo para o seu podcast

Como você percebeu, o podcast exige um tempo muito maior de cuidados do que apenas os minutos ou horas gravadas. Por isso, é importante que você tenha uma disponibilidade de tempo, no mínimo, razoável.


Faça as gravações sempre em um único momento, isso facilitará o seu trabalho de edição, além de manter você mais focado e seguindo uma linha de raciocínio.


Lembre-se que
após as gravações, ainda há muito trabalho. Por isso, estabeleça previamente o calendário de publicações e gravações, mantendo sempre que possível uma folga entre as datas para os trabalhos de edição. E não se esqueça do tempo para as divulgações.

E-book Como Criar um Podcast Literário

Com essas dicas, com certeza, você tem uma boa base para criar o seu podcast. Agora, está determinado a criar um programa literário? Quer tirar a ideia do papel? Confira essa dica valiosa!


Baixe, agora, o e-book “Como criar um podcast literário”.

cta-ple-mobile
cta-ple-desktop

Outros conteúdos publicados

qual-o-impacto-cultural-dos-podcasts-literarios
Por Juliano Loureiro 18 abr., 2024
Nos últimos anos, os podcasts se tornaram uma forma de mídia cada vez mais popular, proporcionando entretenimento, educação e informação em formatos convenientes e acessíveis. Entre os diversos gêneros de podcasts que ganharam destaque, os podcasts literários se destacam como um meio influente de exploração e discussão de literatura.
superacao-e-resiliencia-diante-da-escoliose-com-julia-barroso
Por Juliano Loureiro 04 abr., 2024
O primeiro livro, “A Menina da Coluna Torta”, contava como foi viver com uma escoliose de 60° tendo que manter individualidade e autoestima, mesmo usando um colete ortopédico. A segunda obra traz um novo momento de vida, incluindo a fase pós-cirurgia: Julia fala sobre como é lidar com a escoliose já adulta, vivendo novas situações ao lado da família e de amigas sem deixar que a deformidade se torne uma barreira. A autora traz consigo a mensagem da conscientização: a escoliose é uma condição que não define quem a pessoa é.
Por Juliano Loureiro 27 mar., 2024
Desde discussões íntimas sobre os desafios da escrita até análises aprofundadas das mais recentes tendências literárias, os podcasts literários oferecem uma janela para as mentes dos mais renomados contadores de histórias de nossa época, proporcionando uma fonte inesgotável de inspiração.
reflexoes-sobre-a-vida-em-sociedade-com-gustavo-alkmim
Por Juliano Loureiro 22 mar., 2024
Este episódio do Pod Ler e Escrever mergulhou na estreia literária do autor Gustavo Alkmin. "O futuro te espera", uma coleção envolvente de 23 contos que exploram as complexidades das relações humanas e as diversas maneiras de existir no mundo moderno.
dicas-essenciais-para-voce-escrever-e-publicar-um-livro
Por Livro Bingo 14 mar., 2024
Este texto destina-se a ser um pequeno guia para aqueles que buscam não apenas começar, mas também completar sua viagem literária. Aqui estão três dicas essenciais para guiar você desde a concepção de seu livro até sua publicação, garantindo que sua voz seja ouvida em um mundo ávido por novas histórias e insights.
confederacao-dos-tamoios-e-ficcao-historica-com-viktor-waewell
Por Juliano Loureiro 07 mar., 2024
Este é apenas um pouco da experiência que o leitor tem ao apostar na leitura dessa incrível ficção histórica. Aprenda mais sobre o livro "Guerra dos Mil Povos”, a Confederação dos Tamoios e muito mais.
Mais Posts
Share by: