Layout do blog

O que é um podcast? Tudo o que você precisa saber

Juliano Loureiro • jul. 30, 2022

Compartilhe este conteúdo nas suas redes:

Podcast, essa palavra, com certeza, é uma das mais faladas, ouvidas (literalmente) dos últimos anos. Nas redes sociais, todo mundo ou 99,9% das pessoas já ouviram ou escutam com frequência algum desses ‘programas’ de rádio da internet.


Opa! Programa de rádio? Na internet?
Afinal de contas, o que vem a ser um podcast? De onde ele veio? Por que virou essa febre?


Os
podcasts ‘surgiram’ do nada e se popularizaram de uma forma tão natural que pouca gente parou para se perguntar o porquê. Então, resolvi fazer este conteúdo para responder uma pergunta simples, mas acho que esquecemos de fazer.


Vem comigo descobrir, ou melhor, definir essa tendência.

Qual a definição de podcast?

Um podcast é como um programa de rádio que você escuta pela internet. E não há uma definição mais lúdica, porque é exatamente a mesma premissa. A palavra podcast é uma junção de iPod + broadcast.


Uma das principais diferenças entre podcast e o rádio é que neste existe uma grade de programação, seus programas passam em determinados horários e o ouvinte só tem aquele momento para escutar o conteúdo do dia, salvo em caso de reprises ou gravações.


O rádio também permite interações ao vivo dos seus ouvintes, já que em sua maioria, os programas acontecem em tempo real. E já que falei de quem escuta os programas, o perfil dos ouvintes é outro grande diferencial, já que para ouvir o podcast, você precisa de um acesso à internet, mesmo que você escute
offline (explico adiante).


Os podcasts estão hospedados na internet,
são programas gravados e você pode ouvir a qualquer hora pelo celular, computador e tablets. No parágrafo anterior, eu disse que você precisa de internet para ouvir, mas hoje, na maior parte das plataformas, você pode baixar um programa e escutar mesmo sem estar conectado.


O podcast se assemelha aos programas de rádio, e até mesmo de tv, por serem temáticos.
Existem os que abordam cultura, política, artes, música, cinema, literatura, arrisco a dizer que tem podcast para todos os assuntos que você imaginar. Se não houver um podcast inteiramente sobre o assunto, com certeza um episódio alguém já gravou!

Como e quando surgiu o podcast?

Não há um marco zero do podcast, mas sua história começou em 2000, quando o termo começou a circular pela internet e os primeiros podcasts foram surgindo, ainda que de forma “primitiva” digitalmente falando.


Para você escutar esses primeiros programas, só era possível indo ao site dos criadores de conteúdo. Ou seja, você só conseguia ouvir os podcasts em um único site ou, de forma manual, baixando os episódios para seu computador.


O formato de transmissão que conhecemos hoje, só veio ao mundo em 2004, coincidentemente no mesmo ano que o podcast chegou no Brasil. O responsável por tal façanha foi
Adam Curry, um ex-VJ da MTV. Curry desenvolveu o que conhecemos hoje como agregadores de podcasts.

cta-pod-ler-e-escrever
cta-pod-ler-e-escrever

Agregadores e streamings

Talvez, hoje em dia, a nomenclatura “agregadores de podcasts” esteja em desuso e cause estranheza porque grandes plataformas de streamings também adicionaram os podcasts aos seus catálogos.


Os agregadores são aplicativos exclusivos para reprodução de podcast, basta escolher e baixar, criar sua conta e adicionar seus programas favoritos. Assim, a cada novo episódio você é notificado no celular. Os agregadores também permitem que você baixe o episódio para ouvir offline, porém, pode variar a disponibilidade em cada plataforma e planos.


Apesar da existência desses aplicativos exclusivos para podcasts, grandes streamings de música, como o
Spotify e Deezer, também executam os programas e com todas as funcionalidades dos agregadores.

A popularização dos podcasts

Não é possível apontar um fator único responsável pela popularização dos podcasts, mas há um conjunto de elementos. Primeiro, a popularização da internet que há anos vem amadurecendo no Brasil. Talvez, ainda estejamos longe do ideal, mas é evidente que cada vez mais pessoas estão se conectando, seja em casa ou por um plano de dados.


A
saturação dos programas em TV aberta também pode ser um indicador, pois, hoje, eles têm quase um mesmo formato, debatendo as mesmas temáticas ao mesmo tempo. A programação da TV está pasteurizada e os chamados canais pagos, a TV a cabo, tem o fator de seguir uma grade de horários, ou seja, não é a qualquer hora que se pode consumir seus conteúdos.


Os podcasts têm a grande vantagem de serem programas “on demand”, ou seja, você consome na hora que quiser. Além disso, há um podcast para o seu assunto favorito, como eu disse, é bem provável encontrarmos um programa sobre qualquer assunto.


Além disso,
os podcasts não têm uma fórmula, eles podem ser em formato de entrevistas, reportagens, contação de histórias, ficções, análises, documentários etc. Ou seja, milhares de temáticas nos mais diversos formatos, com certeza algum agradará cada ouvinte.


E a popularização dos podcasts não é benéfica apenas para os ouvintes. Os produtores de conteúdos também saem ganhando porque, por exemplo, diferentemente dos criadores de conteúdos em vídeos, que ficam reféns do YouTube,
o podcast é bem mais descentralizado, há dezenas de plataformas prontas para receber os conteúdos.


Obviamente, quanto mais um criador de conteúdo investe em materiais para a gravação de um programa, melhor a qualidade do seu podcast, mas esse custo é bem menor do que uma produção audiovisual. Inclusive, é possível gravar um programa “aceitável” com bem pouco e materiais mais básicos.


Outras vantagens dos podcasts que agregam a sua popularização:
ouvir um episódio, na rua, com uso do pacote de dados, gasta muito menos do que assistir a um conteúdo em vídeo


Agora, aquela vantagem que muita gente apontará como a principal:
os podcasts são gratuitos. Existem alguns que cobram por oferecerem alguma vantagem ao ouvinte pagante, mas é uma prática que ainda não se popularizou e dificilmente acontecerá.


A popularização dos podcasts é tão impactante que grandes empresas de comunicação estão investindo pesado nas produções. A Globo, por exemplo, investe em todas as frentes, aquilo que se destaca na programação acaba ganhando um podcast e, claro, disponível em todas as plataformas.

Conheça o Pod Ler e Escrever

É claro que eu não estaria de fora deste fenômeno e não deixaria de levar a literatura para o mundo dos podcasts. Então, agora que você já sabe o que é um podcast, que tal conhecer o meu programa?


O Pod Ler e Escrever é um podcast literário para quem ama o universo dos livros, seja como leitor ou até mesmo escritor.


Semanalmente, eu recebo dois convidados, em dias diferentes, para a gente bater um papo sobre a literatura. São convidados escritores, profissionais do livro, produtores de conteúdo, especialistas e entusiastas. Essas conversas são lives que depois são transformadas em programas e distribuídas nas principais plataformas. 


Conheça agora o Pod Ler e Escrever! 

cta-ple-mobile
cta-ple-desktop

Outros conteúdos publicados

qual-o-impacto-cultural-dos-podcasts-literarios
Por Juliano Loureiro 18 abr., 2024
Nos últimos anos, os podcasts se tornaram uma forma de mídia cada vez mais popular, proporcionando entretenimento, educação e informação em formatos convenientes e acessíveis. Entre os diversos gêneros de podcasts que ganharam destaque, os podcasts literários se destacam como um meio influente de exploração e discussão de literatura.
superacao-e-resiliencia-diante-da-escoliose-com-julia-barroso
Por Juliano Loureiro 04 abr., 2024
O primeiro livro, “A Menina da Coluna Torta”, contava como foi viver com uma escoliose de 60° tendo que manter individualidade e autoestima, mesmo usando um colete ortopédico. A segunda obra traz um novo momento de vida, incluindo a fase pós-cirurgia: Julia fala sobre como é lidar com a escoliose já adulta, vivendo novas situações ao lado da família e de amigas sem deixar que a deformidade se torne uma barreira. A autora traz consigo a mensagem da conscientização: a escoliose é uma condição que não define quem a pessoa é.
Por Juliano Loureiro 27 mar., 2024
Desde discussões íntimas sobre os desafios da escrita até análises aprofundadas das mais recentes tendências literárias, os podcasts literários oferecem uma janela para as mentes dos mais renomados contadores de histórias de nossa época, proporcionando uma fonte inesgotável de inspiração.
reflexoes-sobre-a-vida-em-sociedade-com-gustavo-alkmim
Por Juliano Loureiro 22 mar., 2024
Este episódio do Pod Ler e Escrever mergulhou na estreia literária do autor Gustavo Alkmin. "O futuro te espera", uma coleção envolvente de 23 contos que exploram as complexidades das relações humanas e as diversas maneiras de existir no mundo moderno.
dicas-essenciais-para-voce-escrever-e-publicar-um-livro
Por Livro Bingo 14 mar., 2024
Este texto destina-se a ser um pequeno guia para aqueles que buscam não apenas começar, mas também completar sua viagem literária. Aqui estão três dicas essenciais para guiar você desde a concepção de seu livro até sua publicação, garantindo que sua voz seja ouvida em um mundo ávido por novas histórias e insights.
confederacao-dos-tamoios-e-ficcao-historica-com-viktor-waewell
Por Juliano Loureiro 07 mar., 2024
Este é apenas um pouco da experiência que o leitor tem ao apostar na leitura dessa incrível ficção histórica. Aprenda mais sobre o livro "Guerra dos Mil Povos”, a Confederação dos Tamoios e muito mais.
Mais Posts
Share by: