Você já ouviu falar nos podcasts? Tendência nos últimos anos, esse produto em áudio vem conquistando todos as pessoas. No mercado de trabalho, o podcast já se faz presente em vários segmentos.
Seja no esporte, notícias sobre política, variedades, litertaura
e outros, os podcasts estão ao
alcance de todos que quiserem,
por isso se tornou tão popular. Além disso, esse tipo de comunicação já é usado como
estratégia de
marketing
por escritores e profissionais do livro.
Afinal, o que é um podcast? Onde eles podem ser postados? Por que estão na moda? Por que se tornou uma estratégia de marketing? Vem saber tudo no conteúdo a seguir!
Boa leitura!
O podcast é um meio de comunicação parecido com um programa de rádio, porém é digital. Pode ter temas variados, tais como notícias sobre qualquer assunto, debates com especialistas, sobre fotografia, viagens, temas sociais e também conteúdos relacionados ao nicho de uma empresa. Além disso, pode-se fazê-lo em diversos formatos de áudio, seja em MP3, AAC ou em OGG.
Portanto, o
conjunto de arquivos de áudio é chamado de podcast e o autor de um podcast é o podcaster.
Então se o podcast é parecido com um programa de rádio, então por que não têm o mesmo nome? Bom, a resposta é simples: nesse tipo de comunicação,
não há necessidade de esperar um certo horário para consumir o conteúdo.
Os podcasts estão nas mãos de todos, quando e onde você quiser ouvi-los.
A origem da palavra é bem recente. Vem da junção de iPod, o aparelho multimídia da Apple Inc, que significa “Personal On Demand”, combinado com a palavra “broadcasting” (radiodifusão).
Apesar de ser tendência nos últimos anos, acredita-se que, no Brasil, o primeiro podcast foi publicado no começo dos anos 2000 por Danilo Medeiros, do Digital Minds.
Em 2017,
agências americanas investiram mais de US$200 milhões em publicidade em podcasts!
E tem mais, 2019 foi considerado “o ano do podcast”,
pois o seu consumo em quase 500% de dezembro de 2017 para o 2019,
segundo dados do Spotify.
Primeiramente, deixaremos claro: na grande maioria, os podcasts são gratuitos para os ouvintes. Para os podcasters, o custo pode ser mínimo, tornando-se assim uma vantagem de produzi-lo. Pode-se escutá-los por meio de sites, plataformas de músicas, como o Spotify, e até mesmo no YouTube.
Se o arquivo estiver em formato de vídeo, é chamado de videocasting.
Para os ouvintes, escutar podcasts é fácil, como mencionado anteriormente. É possível escutá-los em qualquer lugar: no carro, na academia, no trabalho, na rua, em casa etc. Já que todos estão sempre na correria, o podcast veio para facilitar o acesso à informações diversas.
Ouvir esse tipo de mídia está relacionado com o
aumento da produtividade e aprendizado sobre outros temas, fora do seu escopo social, por exemplo.
Outro benefício do podcast inclui
lucratividade, pois é possível divulgar produtos e serviços parceiros. Além disso, há
mensurabilidade, já que é possível medir o alcance e o número de plays conquistados.
Hoje em dia, para as campanhas de sucesso de venda de livros, a diversificação da comunicação é muito importante para um maior alcance de pessoas. A criação de conteúdo em diferentes formatos é a grande responsável por isso.
Com a tecnologia, essa prática ficou cada vez mais simples, pois existem muitas
ferramentas a serem exploradas. E saiba que elas conseguem criar vários formatos de conteúdos. Nesse contexto, o podcast é um dos contribuidores para a diversificação de conteúdo produzido.
Gostou de ideia e deseja incluir podcasts na estratégia de divulgação do seu livro ou outro produto literário? Que tal começar adquirindo equipamentos? É importante investir em um microfone de boa qualidade.
Outro ponto é ter um planejamento sobre os
assuntos que serão abordados e qual o objetivo. Pode ser que o seu foco seja engajamento ou obter novos leitores,
portanto, pense nisso.
Alguns detalhes adicionais precisam ser pensados também,
tais como o nome,
duração, com qual frequência serão lançados, número de episódios, em qual plataforma será lançado e
qual o formato (entrevistas, um só locutor etc).
É importante definir também onde será gravado. Escolha um local quieto, com uma boa captação de áudio e mantenha uma oratória clara.
Após seguir todos esses passos, é hora de divulgar no site e nas redes sociais da empresa!
Com essas dicas sobre a importância do marketing, com certeza, você tem uma boa base para criar o seu podcast. Agora, está determinado a criar um programa literário em podcast? Quer tirar a ideia do papel? Confira essa dica valiosa!
Outros conteúdos publicados
2021 © Todos os direitos reservados - Pod Ler e Escrever