Layout do blog

O podcast como estratégia de marketing para escritores

Juliano Loureiro • set. 10, 2022

Compartilhe este conteúdo nas suas redes:

Você já ouviu falar nos podcasts? Tendência nos últimos anos, esse produto em áudio vem conquistando todos as pessoas. No mercado de trabalho, o podcast já se faz presente em vários segmentos. 


Seja no
esporte, notícias sobre política, variedades, litertaura e outros, os podcasts estão ao alcance de todos que quiserem, por isso se tornou tão popular. Além disso, esse tipo de comunicação já é usado como estratégia de marketing por escritores e profissionais do livro. 


Afinal, o que é um podcast? Onde eles podem ser postados? Por que estão na moda? Por que se tornou uma estratégia de marketing? Vem saber tudo no conteúdo a seguir!


Boa leitura!

O que é um podcast?

O podcast é um meio de comunicação parecido com um programa de rádio, porém é digital. Pode ter temas variados, tais como notícias sobre qualquer assunto, debates com especialistas, sobre fotografia, viagens, temas sociais e também conteúdos relacionados ao nicho de uma empresa. Além disso, pode-se fazê-lo em diversos formatos de áudio, seja em MP3, AAC ou em OGG.


Portanto, o
conjunto de arquivos de áudio é chamado de podcast e o autor de um podcast é o podcaster. 


Então se o podcast é parecido com um programa de rádio, então por que não têm o mesmo nome? Bom, a resposta é simples: nesse tipo de comunicação,
não há necessidade de esperar um certo horário para consumir o conteúdo. 


Os podcasts estão nas mãos de todos, quando e onde você quiser ouvi-los.

Qual a origem do podcast?

A origem da palavra é bem recente. Vem da junção de iPod, o aparelho multimídia da Apple Inc, que significa “Personal On Demand”, combinado com a palavra “broadcasting” (radiodifusão). 


Apesar de ser tendência nos últimos anos, acredita-se que, no Brasil, o primeiro podcast foi publicado no começo dos anos 2000 por Danilo Medeiros, do Digital Minds.


Em 2017,
agências americanas investiram mais de US$200 milhões em publicidade em podcasts! E tem mais, 2019 foi considerado “o ano do podcast”, pois o seu consumo em quase 500% de dezembro de 2017 para o 2019, segundo dados do Spotify.

Onde escutar um podcast?

Primeiramente, deixaremos claro: na grande maioria, os podcasts são gratuitos para os ouvintes. Para os podcasters, o custo pode ser mínimo, tornando-se assim uma vantagem de produzi-lo. Pode-se escutá-los por meio de sites, plataformas de músicas, como o Spotify, e até mesmo no YouTube.


Se o arquivo estiver em formato de vídeo, é chamado de videocasting.

Os benefícios dessa tendência

Para os ouvintes, escutar podcasts é fácil, como mencionado anteriormente. É possível escutá-los em qualquer lugar: no carro, na academia, no trabalho, na rua, em casa etc. Já que todos estão sempre na correria, o podcast veio para facilitar o acesso à informações diversas.


Ouvir esse tipo de mídia está relacionado com o
aumento da produtividade e aprendizado sobre outros temas, fora do seu escopo social, por exemplo.


Outro benefício do podcast inclui lucratividade, pois é possível divulgar produtos e serviços parceiros. Além disso, há mensurabilidade, já que é possível medir o alcance e o número de plays conquistados.

O podcast como estratégia de marketing digital para escritores

Hoje em dia, para as campanhas de sucesso de venda de livros, a diversificação da comunicação é muito importante para um maior alcance de pessoas. A criação de conteúdo em diferentes formatos é a grande responsável por isso. 


Com a tecnologia, essa prática ficou cada vez mais simples, pois existem muitas
ferramentas a serem exploradas. E saiba que elas conseguem criar vários formatos de conteúdos. Nesse contexto, o podcast é um dos contribuidores para a diversificação de conteúdo produzido.

Incluindo podcasts na sua estratégia de marketing

Gostou de ideia e deseja incluir podcasts na estratégia de divulgação do seu livro ou outro produto literário? Que tal começar adquirindo equipamentos? É importante investir em um microfone de boa qualidade.


Outro ponto é ter um
planejamento sobre os assuntos que serão abordados e qual o objetivo. Pode ser que o seu foco seja engajamento ou obter novos leitores, portanto, pense nisso. 


Alguns detalhes adicionais precisam ser pensados também,
tais como o nome, duração, com qual frequência serão lançados, número de episódios, em qual plataforma será lançado e qual o formato (entrevistas, um só locutor etc).


É importante definir também
onde será gravado. Escolha um local quieto, com uma boa captação de áudio e mantenha uma oratória clara. 


Após seguir todos esses passos, é hora de divulgar no site e nas redes sociais da empresa! 

E-book Como Criar um Podcast Literário

Com essas dicas sobre a importância do marketing, com certeza, você tem uma boa base para criar o seu podcast. Agora, está determinado a criar um programa literário em podcast? Quer tirar a ideia do papel? Confira essa dica valiosa!


Baixe, agora, o e-book “Como criar um podcast literário.

cta-ple-mobile
cta-ple-desktop

Outros conteúdos publicados

qual-o-impacto-cultural-dos-podcasts-literarios
Por Juliano Loureiro 18 abr., 2024
Nos últimos anos, os podcasts se tornaram uma forma de mídia cada vez mais popular, proporcionando entretenimento, educação e informação em formatos convenientes e acessíveis. Entre os diversos gêneros de podcasts que ganharam destaque, os podcasts literários se destacam como um meio influente de exploração e discussão de literatura.
superacao-e-resiliencia-diante-da-escoliose-com-julia-barroso
Por Juliano Loureiro 04 abr., 2024
O primeiro livro, “A Menina da Coluna Torta”, contava como foi viver com uma escoliose de 60° tendo que manter individualidade e autoestima, mesmo usando um colete ortopédico. A segunda obra traz um novo momento de vida, incluindo a fase pós-cirurgia: Julia fala sobre como é lidar com a escoliose já adulta, vivendo novas situações ao lado da família e de amigas sem deixar que a deformidade se torne uma barreira. A autora traz consigo a mensagem da conscientização: a escoliose é uma condição que não define quem a pessoa é.
Por Juliano Loureiro 27 mar., 2024
Desde discussões íntimas sobre os desafios da escrita até análises aprofundadas das mais recentes tendências literárias, os podcasts literários oferecem uma janela para as mentes dos mais renomados contadores de histórias de nossa época, proporcionando uma fonte inesgotável de inspiração.
reflexoes-sobre-a-vida-em-sociedade-com-gustavo-alkmim
Por Juliano Loureiro 22 mar., 2024
Este episódio do Pod Ler e Escrever mergulhou na estreia literária do autor Gustavo Alkmin. "O futuro te espera", uma coleção envolvente de 23 contos que exploram as complexidades das relações humanas e as diversas maneiras de existir no mundo moderno.
dicas-essenciais-para-voce-escrever-e-publicar-um-livro
Por Livro Bingo 14 mar., 2024
Este texto destina-se a ser um pequeno guia para aqueles que buscam não apenas começar, mas também completar sua viagem literária. Aqui estão três dicas essenciais para guiar você desde a concepção de seu livro até sua publicação, garantindo que sua voz seja ouvida em um mundo ávido por novas histórias e insights.
confederacao-dos-tamoios-e-ficcao-historica-com-viktor-waewell
Por Juliano Loureiro 07 mar., 2024
Este é apenas um pouco da experiência que o leitor tem ao apostar na leitura dessa incrível ficção histórica. Aprenda mais sobre o livro "Guerra dos Mil Povos”, a Confederação dos Tamoios e muito mais.
Mais Posts
Share by: