Layout do blog

Apagamentos históricos causados pelo racismo e pela escravidão no Brasil, com Adriana Vieira

Juliano Loureiro • jan. 30, 2024

Compartilhe este conteúdo nas suas redes:

Negando sua ancestralidade africana, Adriana Vieira Lomar passou anos em busca da história de sua trisavó, uma mulher negra que obteve sua liberdade. Sem encontrar registros de sua existência em arquivos de cartório ou entre documentos deixados por seus antepassados, a autora enfrentou uma profunda frustração pela ausência de informações. Para homenageá-la, decidiu nomeá-la Ébano, inspirando-se na árvore de madeira escura e valorizada.


Mas ter somente uma palavra não foi suficiente. A escritora sentiu a necessidade de construir uma história para a trisavó e, por isso, escreveu Ébano sobre os canaviais. Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2022 e agora publicado em edição impressa pela editora José Olympio, o livro levanta reflexões sobre as múltiplas vivências em uma sociedade brasileira construída com base em estruturas preconceituosas.

"Ébano sobre os canaviais", de Adriana Vieira Lomar

A obra, composta por capítulos curtos, conta a trajetória de uma mesma família em dois períodos históricos distintos. No século XIX, os leitores conhecem a vida de José, um jovem imigrante português que se apaixona por Ébano, uma negra liberta da escravidão. Apesar de se amarem, os dois precisam se separar para que o filho do casal se torne um senhor de engenho. Já na contemporaneidade, a escritora apresenta Maria Antonieta, uma mulher racista e repleta de privilégios que nunca se incomodou em saber sobre seus antepassados.

A sinhá e o senhor foram ao cartório acompanhados de Ébano. Assinada a alforria, o lugar escolhido por Ébano para comemorar a nova conquista foi a sala de aula. Lá, tendo sinhá Anita como ouvinte, deu uma aula de literatura e apresentou textos infantis para os alunos.

A turma já estava alfabetizada

(Ébano sobre os canaviais, pg. 123)


Ainda há outros arcos narrativos importantes, como o de Anita. Sinhá, ela luta para melhorar as condições de vida das pessoas escravizadas. Por vezes escondida do marido, toma decisões para diminuir a violência contra os escravos. Entretanto, presa a uma relação pautada pela dominação masculina, precisa se submeter à realidade para sobreviver.


Com este livro, Adriana Vieira Lomar busca criticar o processo de apagamento histórico vivido pela população afro-brasileira, como também explicitar as consequências do patriarcado e do capitalismo. A escritora afirma: “Sabemos que historicamente é assim, mas ninguém questiona isso. Quis trazer análises sobre a sociedade capitalista, o racismo, o colorismo e o machismo por meio da ficção. Imortalizei Ébano pela ausência de memória da minha trisavó que desconheço o nome. Tornei-a uma heroína através da ficção”.

Ficha Técnica do livro "Ébano sobre os canaviais"

Título: Ébano sobre os canaviais

Autora: Adriana Vieira Lomar
Editora:
José Olympio
ISBN:
978-6558471370

Páginas: 240
Preço
: R$ 59,90 (físico) | R$ 23 (e-book)

Onde encontrar: Amazon | Livraria da Vila | Livraria da Travessa

Sobre a autora Adriana Vieira Lomar

adriana-vieira-lomar

Com formação em Direito, especializações em Literatura Contemporânea e Roteiro para Cinema, TV e Novas Mídias, a carioca Adriana Vieira Lomar encontra-se aposentada de suas funções no serviço público. No campo literário, é autora de obras como “Carpintaria de sonhos”, “Aldeia dos mortos”, “Ambiguidades” e “Corredor do Tempo”. Seu mais recente trabalho, “Ébano”, que explora a vida nos canaviais, foi laureado com o Prêmio Kindle de Literatura 2022 e encontra-se publicado pela editora José Olympio.

Assista ao episódio com a Adriana Vieira Lomar

O episódio também está disponível no Spotify e nos outros agregadores de áudio, pelo link: https://anchor.fm/pod-ler-e-escrever

Participe do Pod Ler e Escrever

Você é apaixonado por literatura? Vive cercado de livros, histórias e personagens inesquecíveis? Então, temos um convite especial para você! O Pod Ler e Escrever, um podcast literário onde a paixão pela leitura e a arte de escrever se encontram, está abrindo suas portas para novos colaboradores.


Se você ama discutir sobre obras clássicas e contemporâneas, compartilhar análises literárias, desvendar os segredos por trás das páginas, ou mesmo narrar suas próprias histórias e poesias, este é o lugar perfeito para você. Aqui, valorizamos a diversidade de vozes e perspectivas, acreditando que cada leitor e escritor tem algo único a oferecer à nossa comunidade.


Como Participar?

É simples! Se você sente que tem insights e contribuições valiosas para oferecer, queremos ouvir de você. Basta preencher o nosso formulário de interesse, disponível no link abaixo. Nele, você poderá contar um pouco sobre si, sua relação com a literatura, e como acredita que pode contribuir para o Pod Ler e Escrever.


FORMULÁRIO DE INTERESSE


Procuramos pessoas entusiasmadas, criativas e que realmente queiram fazer a diferença no mundo literário. Seja compartilhando análises profundas, revisitando obras menos conhecidas, ou inspirando outros a escrever, sua voz tem um lugar conosco. pR

cta-ple-mobile
cta-ple-desktop

Outros conteúdos publicados

qual-o-impacto-cultural-dos-podcasts-literarios
Por Juliano Loureiro 18 abr., 2024
Nos últimos anos, os podcasts se tornaram uma forma de mídia cada vez mais popular, proporcionando entretenimento, educação e informação em formatos convenientes e acessíveis. Entre os diversos gêneros de podcasts que ganharam destaque, os podcasts literários se destacam como um meio influente de exploração e discussão de literatura.
superacao-e-resiliencia-diante-da-escoliose-com-julia-barroso
Por Juliano Loureiro 04 abr., 2024
O primeiro livro, “A Menina da Coluna Torta”, contava como foi viver com uma escoliose de 60° tendo que manter individualidade e autoestima, mesmo usando um colete ortopédico. A segunda obra traz um novo momento de vida, incluindo a fase pós-cirurgia: Julia fala sobre como é lidar com a escoliose já adulta, vivendo novas situações ao lado da família e de amigas sem deixar que a deformidade se torne uma barreira. A autora traz consigo a mensagem da conscientização: a escoliose é uma condição que não define quem a pessoa é.
Por Juliano Loureiro 27 mar., 2024
Desde discussões íntimas sobre os desafios da escrita até análises aprofundadas das mais recentes tendências literárias, os podcasts literários oferecem uma janela para as mentes dos mais renomados contadores de histórias de nossa época, proporcionando uma fonte inesgotável de inspiração.
reflexoes-sobre-a-vida-em-sociedade-com-gustavo-alkmim
Por Juliano Loureiro 22 mar., 2024
Este episódio do Pod Ler e Escrever mergulhou na estreia literária do autor Gustavo Alkmin. "O futuro te espera", uma coleção envolvente de 23 contos que exploram as complexidades das relações humanas e as diversas maneiras de existir no mundo moderno.
dicas-essenciais-para-voce-escrever-e-publicar-um-livro
Por Livro Bingo 14 mar., 2024
Este texto destina-se a ser um pequeno guia para aqueles que buscam não apenas começar, mas também completar sua viagem literária. Aqui estão três dicas essenciais para guiar você desde a concepção de seu livro até sua publicação, garantindo que sua voz seja ouvida em um mundo ávido por novas histórias e insights.
confederacao-dos-tamoios-e-ficcao-historica-com-viktor-waewell
Por Juliano Loureiro 07 mar., 2024
Este é apenas um pouco da experiência que o leitor tem ao apostar na leitura dessa incrível ficção histórica. Aprenda mais sobre o livro "Guerra dos Mil Povos”, a Confederação dos Tamoios e muito mais.
Mais Posts
Share by: